O processo
A inventariação dos Fachos é um processo rigoroso, orientado pelas diretrizes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O nosso trabalho iniciou-se no fim de 2023, e procurou essencialmente, documentar e representar esta tradição. Procurámos explicitar e dar a conhecer a manifestação de forma fiel e completa.
Os “Fachos de Machico” já estão na plataforma do Património Cultural Imaterial ( N.º de inventário: PROC/0000000253 e consultável aqui ).
Porém, temos várias sugestões de aperfeiçoamento da DGPC – que fazem todo o sentido!
Assim, temos desde já que aperfeiçoar o dossier submetido de forma a garantir que os Fachos são explicados em detalhe e de forma clara na sua profundidade histórica, social e comunitária: um trabalho que desdobra-se e desenvolve-se em etapas estruturadas e interligadas.
Junte-se a nós
Nesta fase são identificados e recolhidos todos os elementos essenciais da tradição, incluindo:
É também neste momento que se estabelece o primeiro contacto com todos os grupos e participantes envolvidos.
Toda a informação recolhida é organizada, analisada e tratada de forma estruturada, de forma a conseguirmos segmentar as diferentes informações e consolidar clusters de informação, ora sobre a origem, ora sobre a transmissão, ora a respeito da caracterização da manifestação em si. Isto permite ter uma maior robustez documental, para servir de base para a redação do Dossier aperfeiçoado:
Esta fase assegura que a tradição dos Fachos fica devidamente registada, compreendida e documentada.
A inventariação do Património Cultural Imaterial exige participação activa da comunidade. Aliás, esta é o centro e o busilis de toda a inventariação e deve, sentir que todo o dossier de inventariação representa fielmente a manifestação com pretensão de inventariação.
Por isso, esta etapa inclui:
A comunidade é o centro dos Fachos, e por isso assume um papel fundamental na validação de todo o processo.
Após concluído e validado, o dossier final é submetido à tutela nacional e inclui:
A aprovação oficial integra os Fachos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, garantindo o reconhecimento e proteção desta tradição única.
A Associação Fachos é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Machico. Tem por objeto a preservação, valorização e promoção do património cultural e actua com plena independência, não se subordinando a quaisquer ideologias políticas, religiosas ou de outra natureza.
© 2025 Associação Cultural e Recreativa Fachos da Ladeira. Todos os direitos reservados.
Feito e revisto com por António João Costa